quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Computação em Nuvem - Parte 4

Cuidados para evitar problemas



Há uma quantidade imensa de serviços nas nuvens. No meio corporativo, há opções que atendem de pequenas empresas a companhias que figuram entre as mais valiosas do mundo. Tamanha diversidade exige cuidados para evitar que as vantagens se transformem em prejuízo ou desperdício de recursos.

A contratação de serviços também deve ser bem analisada. Nem sempre a solução mais barata é a melhor. Se os usuários necessitarem de um longo tempo de treinamento ou o serviço exigir migração para um plano de acesso à internet com mais capacidade, por exemplo, os custos adicionais podem acabar extrapolando o orçamento.

Nesse sentido, na hora de migrar os dados de uma empresa para uma nuvem, todo administrador se preocupa com a segurança de suas informações, com a qualidade que estas estarão sendo guardadas. Existe o risco de alguém invadir o servidor e ter acesso aos dados das organizações que lá hospedam seus serviços, o que pode eventualmente gerar transtornos vitais, como o compartilhados de dados por concorrentes, ou mesmo a alteração original dos dados, levando a tomada de decisões equivocadas.

Por isso, a segurança da informação deve ser vista como uma das partes mais importantes para se começar a utilizar o serviço de computação em nuvens, pois a empresa estará lidando com dados coletadas ao longo de vários anos, inclusive dados de terceiros. Sendo assim, qualquer problema que houver no servidor, como um vazamento de informação, poderá resultar em um enorme prejuízo para seus clientes.

Quando se trata de segurança, o uso de métodos criptográficos é uma alternativa bastante eficaz para garantir sigilo e privacidade. Porém, cifrar todo o conteúdo de um disco rígido pode não ser suficiente, pois pelo fato da nuvem ser uma entidade abstrata, a principal ameaça não é o roubo físico, haja vista que é comum existirem cópias de segurança espalhadas por toda a infraestrutura da nuvem. Prevenir e proteger contra ataques na nuvem exige a elaboração de alternativas mais sofisticadas, que utilizem protocolos que sejam bem definidos e seguros.

Tendo esse aspecto em mente, deve-se analisar qual a melhor empresa, a partir de uma análise dos níveis, técnicas e ferramentas de segurança que são utilizadas para a proteção dos dados. Ainda, avaliar as técnicas de redundância e espelhamento utilizados no datacenter, fatores que contribuem para que os serviços oferecidos não deixem de funcionar em uma eventual falha recorrente da falta de energia ou problemas de hardware e software no local onde os dados são armazenados e gerenciados.

Esses são apenas alguns dos cuidados necessários. Dependendo do que se espera do modelo de cloud computing, outras medidas podem ser mandatórias. Em alguns casos, pode ser conveniente até mesmo a contratação de uma empresa especializada para assessorar a escolha e a implementação de uma solução.

Na última postagem da série faremos um breve histórico da cloud computing no Brasil e no mundo.


Vídeos: Segurança na Nuvem





Fontes:


http://www.infowester.com/cloudcomputing.php
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=2171
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologias_da_informa%C3%A7%C3%A3o_e_comunica%C3%A7%C3%A3o
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/access-to-knowledge/ict-in-education/
http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/defini%C3%A7%C3%A3o-de-conte%C3%BAdo-digital-em-computa%C3%A7%C3%A3o-em-nuvem


4 comentários:

  1. Ótima postagem! Realmente a nuvem privada irá solucionar vários problemas na segurança dos dados no ramo empresarial. O assunto está sendo discutido de maneira inteligente, gostei dos vídeos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Antonio por comentar! É verdade, as empresas devem ponderar muito, pois problemas de segurança na nuvem geram prejuízos com espionagem, pirataria, entre outros transtornos. No entanto, as pessoas também devem ter muito cuidado, principalmente com as suas senhas, pois exemplos de vazamento ocorrem diariamente.

      Excluir
  2. A segurança da informação deve ser vista como uma das partes mais importantes para se começar a utilizar o serviço de computação em nuvens, pois a empresa estará lidando com dados coletadas ao longo de vários anos, inclusive dados de terceiros. Sendo assim, qualquer problema que houver no servidor, como um vazamento de informação, poderá resultar em um enorme prejuízo para seus clientes. Entretanto, não se deve ter o conceito que os seus dados estarão
    completamente desprotegidos. Grandes datacenters possuem uma infraestrutura muito preparada contra quaisquer tipos de ataques, tanto virtuais quanto físicas. Por isso deve-se analisar bem a instituição que será contratada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Paula! Segurança é uma grande dúvida ao contratar o serviço, mas se o fornecedor mostrar mecanismos inovadores nessa área, certamente será um diferencial. Obrigado.

      Excluir